Profissão blogueira



Os custos , horários , trabalho e benefícios de ser blogueira


Uma ¨Nova¨ profissão surge , blogueira , enfrentando muito preconceito , mas aqui pretendo mostrar como funciona este trabalho mais a fundo .

Existem dois tipos de blogueiras , aquelas que blogam para si e para fazer amigos e outras para promover informação , ajudar as pessoas , blogam por profissão , mas as duas tem algo em comum , o amor por conhecer pessoas novas , escrever e falar sobre o que gostamos e conhecemos .

Ontem eu fui a farmácia , estava cansada e o farmacêutico perguntou qual era a minha profissão , eu respondi que sou blogueira , pois apesar de ser cabeleireira a doze anos , no momento me dedico muito mais ao blogue do que qualquer outra atividade . Ele então franziu a testa e me disse " ah , mas então é moleza , você só fica em casa o dia todo e faz a hora que quer " Não me contive e expliquei a ele como funciona meu trabalho , o tempo que eu levo editando e fazendo videos e postagens e muito mais .Ele ainda tentou " mas dá certo trabalhar em casa , tem que ser muito disciplinada para isso " Eu disse : " tanto sou disciplinada que muitas vezes começo a trabalhar logo que deixo minha filha na escola as 7 da manha e só termino meu trabalho as 22 horas da noite "

Claro que tem gente que não fica no blog tanto quanto eu , mas aí vai da dedicação da pessoa e do que ela pretende fazer depois , eu digo que fazer um probloguer , ou seja , um bloguer com intuito profissional é como plantar uma semente e esperar ate ela florescer , pois é um trabalho que demora para dar frutos , no meu caso exatamente um ano para receber meu primeiro dinheiro vindo dos anúncios .

Então se é fácil fazer um blog , mante lo e faze-lo ser visto por muitas pessoas pode demandar muito tempo e dedicação , não é todo mundo que aceitaria trabalhar um ano sem receber pagamento , você aceitaria , eu aceitei pois amo escrever , conhecer pessoas e ensinar o que eu sei .

Outra vez eu escutei que blogueiras não tem custo , bem , para ser clara temos custo sim , eu uso net , máquina digital , maquiagem para os vídeos e ainda penso em melhorar e muito minha qualidade de vídeos mas ainda não tenho condições para estar adquirindo uma filmadora profissional pois é muito cara mesmo .

E as dificuldades ? tem alguma ?

Tem sim , eu todo dia tenho que me preocupar com iluminação de gravação e num testo ser clara e objetiva , e sempre ficar de olho na ortografia para não ficar feio com meus leitores .Passar uma informação com embasamento teórico de procedência para quem lê .Uma dificuldade minha pessoal é a timidez , que esta melhorando a medida que eu faço os vídeos , mas ainda gaguejo muito e tenho muito o que melhorar , um vídeo de 10 minutos parece ser fácil de ser feito , liga a câmera e pronto , mas a gente erra o texto , ou repete a mesma informação , ou cai algo da mão , sem contar o telefone tocando no meio de uma gravação , cachorro latido , gato pedindo ração e muito mais , coisas que as vezes nos fazem repetir a filmagem trezentas vezes antes de editar , ah , e mais , a edição demora , e como demora , para transferir para o youtube também , se sua net não cair e ter que recomeçar do zero , então só muito amor para compensar o esforço e eu amo o blog demais .

 Quem me conhece sabe que pede um vídeo e eu corro fazer , até no dia se possível , respondo todas as perguntas , ah e tem bastante perguntinhas por dia , respondo em média 40 por dia , as vezes não dá para responder num dia de filmagem por exemplo , mas eu respondo tudo depois .Pois nós como blogueiras temos que dar ouvidos a nossos leitores .Só deleto alguns anônimos que escrevem palavões no meio do comentário , pois não dá né .

Escreva uma coisa errada que logo virão as críticas , escreva certinho e um dia poderão te reconhecer , assim é ser blogueira .

Benefícios :

Eu gosto de escrever , já fiz um livro e agora recentemente escrevi também um e-book sobre colorimetria capilar , a venda aqui neste blog , escrever e ler sempre foi uma paixão na minha vida então eu me divirto aqui .

Trabalhar com perfumes , maquiagem e cosméticos sempre foi minha praia como cabeleireira , manicure , então sempre estive neste meio que conheço muito .e sou mulher , qual mulher não  gosta de ficar bonita , se arrumar e ser cheirosa ? ( tá , eu sei que tem algumas que não gostam ,mas é minoria )

Trabalhar podendo estar ao lado de minha filha não tem preço , é aonde eu mais sinto benefícios , sou coruja , guardo todos os dentinhos da minha filha , cordão umbilical , pulseirinha de maternidade , primeira roupinha .

E os produtos ? Não acho bem um benefício por enquanto , só parte do meu trabalho mesmo .

Horários :

 Eu sou muito dedicada , eu acordo levo minha filha na escola e já começo a blogar , geralmente já tenho uma lista de matérias  a serem abordadas , temas sugeridos no youtube ou comentários , ou que fazem parte do meu dia a dia , como esta postagem de hoje que começou a ser desenvolvida ontem na farmácia .

Geralmente eu trabalho de segunda a sexta ,( das 7 as 20 ) mas muitas vezes pego o sábado ou domingo para colocar tudo em dia .Entre um download de vídeo e outro eu coloco as roupas na máquina e faço o almoço , e se saio para pagar contas já fico de olho nos lançamentos em cosméticos para trazer a vocês as novidades .

Por exemplo , estou no momento aguardando ansiosamente meu VIP para a Beauty Fair 2013 , mas lá não vou passear , vou gravar videos para o blog e canal do youtube .Tentar também trazer produtos para fazer resenhas para onde ? para o blog claro , para vocês !

Então quem é blogueira é uma loucura sempre , a todo momento gerando conteúdo de onde mais pensa ser improvável , eu por exemplo estou querendo fazer um vídeo mostrando como dou banho no meu gato , o que eu uso nele e como consigo o deixar calmo , já estou planejando este banho a dias .

E não é só isso , a gente como blogueira tem que ser amiga uma da outra , tem que ler e comentar decentemente as postagens ,conhecer as top  , ver o que rola na blogsfera e quem sabe fazer até umas tag para relaxar , está na minha lista fazer a tag desafio : maquiagem em 3 minutos .

Em outra ocasião uma pessoa me perguntou " blogue oquê ????" sinto que uma nova profissão surge ai , e ainda terão que se acostumar com o fato de blogueira ser sim uma profissão .Um dia teremos valor meninas e meninos , tenho fé .Sou blogueira sim e me orgulho disso .

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é "

O que é necessário para ser uma blogueira profissional ?

dedicação 
gostar de ler
gostar de escrever
ter disciplina
ter uma conexão boa de internet
ter um computador , Scanner , 
webcam ou filmadora para aquelas que forem fazer vídeos
ser conectada em todas redes sociais
ter paciência para colher os frutos deste trabalho


Espero que tenha dado para entender um pouco mais sobre o que é ser blogueira , gostaria de receber seu comentário sobre o assunto .

Postagens mais visitadas