Yoga para crianças


POR QUE YOGA PARA CRIANÇAS??


Quando estive na Índia pude observar claramente que em se comparando o desenvolvimento motor das crianças de lá em relação as do Brasil, o atraso dos nossos pequenos é significativo. Sem deixar de considerar os riscos oferecidos pela pobreza, o fato é que, na Índia, já se nasce solto, se engatinha na terra e se brinca nos campos, o que contribui para o desenvolvimento motor.

 É como comparar crianças que vivem em pequenas cidades brasileiras, como a cidade onde estou no momento, com aquelas que moram em apartamentos e passam o dia vendo TV e jogando videogame. 
Aqui, no extremo Sul da Bahia, em Alcobaça, vejo as crianças chegando da escola, deixando suas mochilinhas e correndo para praia...inventam brincadeiras, despertando a imaginação, e tudo sem brinquedos...o que mais gostam de fazer e que me chamou bastante a atenção é um salto do tipo mortal que dão para trás, como se fossem fazer uma parada de mãos, mas o giro é completo. 

Talvez por influência da capoeira, sempre forte nas cidades baianas, mas o fato é que passam horas a brincar exercitando o físico e porque não dizer, o mental, já que sem a tecnologia que as crianças das grandes metrópoles usufruem, tem que colocar em prática a imaginação mesmo. Não é a toa que a maior parte dos atletas de alto desempenho em nosso país vem de cidadezinhas pequenas e de classes baixas. Isso porque em uma favela ou outro lugar de vulnerabilidade social, a criança vive solta, pode subir em árvores, corre atrás de pipas, nadam, escalam morros, enfim, podem fazer uma série de coisas que não tem a ver com esporte, mas que aumentam seu repertório motor. 

Érika Palma , Morada da paz

Diante desse quadro e ciente das dificuldades de nossas crianças é que o Espaço Morada da Paz traz-lhes uma excelente alternativa, aula de yoga para crianças. Nessas aulas, elas mergulham num universo lúdico, longe de competições e comparações e aprendem posturas que imitam os animas e a natureza, desenvolvendo habilidades motoras e flexibilidade.


 Exercícios respiratórios também são trabalhados com os pequenos, pois é notório como as crianças de hoje estão cada vez mais apresentando os problemas antes vivenciados só por adultos, como má respiração, fruto muitas vezes mais de ansiedade, do que de um problema respiratório propriamente dito. Nossas crianças respiram mal, dormem com dificuldade, tem desvios de concentração, tudo em razão de transtornos de ansiedade. Muito cedo para que sejam agredidos por tais malefícios.
A notícia mais agressiva é que esses processos são quase que irreversíveis: se não acontecem na fase certa, dificilmente podem ser recuperados. A criança que não tem uma boa vivência motora e respira mal, se transformará em um adolescente com dificuldade em aprender movimentos complexos e a ansiedade lhe trará consequências negativas. Na fase adulta, então, nem se fala...
Assim, as aulas de yoga oferecem uma proposta inovadora, desenvolver não só esse aspecto motor tão importante no físico das crianças, como plantar no interior desses pequenos seres uma sementinha de paz, de serenidade. 


Nossas aulas são conduzidas com brincadeiras, é fato, mas em momentos oportunos a criança aprende também a voltar para seu centro, a equilibrar-se internamente. Costumo dizer que uma vez ensinado o mecanismo de volta, essas crianças serão adultos conscientes de que na hora em que a “casa cair” haverá uma forma de buscar soluções, de buscar o equilíbrio. O yoga trabalha nessa profundidade, ensinamento que eles levarão para os restos de suas vidas.


Assim, aposte em algo inovador, permita que seu filho explore seus espaços e movimentos, que desenvolva sua capacidade intelectiva longe desse mundo competitivo que ele já tem que enfrentar nas escolas e nos esportes. O yoga lhe promoverá “equilíbrio”, no sentido amplo da palavra. E tudo se manifesta de forma natural, sem a famosa “pressão por resultados”, tão exigida deles, desde pequenos.


Maiores informações com Simone Suriane, professora de yoga para crianças, aqui no face. Você pode agendar uma aula experimental sem compromisso, venha conferir e indique para os amigos!!
Namastê!


Por Érika Palma, professora de yoga no Espaço Morada da Paz.



Gostaram da dica , entrem e contato para saber mais ...

Postagens mais visitadas